Procuradoria Desportiva realizou reuniões com a Comissão de Arbitragem e os clubes filiados
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Marco Antonio Mourão, convidou, a pedido da Procuradoria Desportiva, o presidente da Comissão de Arbitragem, Josemir Raulino de Amorim, e os presidentes dos clubes participantes do Campeonato Acreano de Futebol Profissional da Série A de 2025, para duas reuniões na data de ontem.
A primeira reunião ocorreu às 15h com o presidente da Comissão de Arbitragem, Josemir Raulino de Amorim, acompanhado do árbitro Jean Carlos Rodrigues que fará sua última atuação como árbitro no jogo entre Galvez e Plácido de Castro, no dia 25/01/2025, às 17h, no Estádio Arena da Floresta, assumindo, depois, nova função na Comissão de Arbitragem da FFAC como Secretário-Geral.
O presidente do TJD, Marco Mourão, fez a abertura da reunião e passou os informes dos trabalhos de 2024 e dos projetos do Tribunal para 2025, ao final de sua fala deixou a reunião para que a procuradoria e a comissão de arbitragem pudessem dialogar.
Os Procuradores Desportivos Ed Duarte e Mário Paiva apresentaram um resumo dos trabalhos da procuradoria no ano de 2024 e o planejamento para 2025, as dificuldades encontradas na leitura da súmula, em especial das categorias SUB 15 e 13 quanto à redação por ser a mesma manuscrita, abordando, ainda, outros temas, ao mesmo tempo em que permitiram as observações dos representantes da Comissão de Arbitragem.
A segunda reunião ocorreu às 16h. Foram convidados os presidentes dos clubes da Série A: Rio Branco Football Club, Sport Clube Humaitá, Plácido de Castro Futebol Clube, Associação Desportiva Vasco da Gama, Galvez Esporte Clube, Independência Futebol Clube, São Francisco Futebol Clube e Associação Desportiva Senador Guiomard.
Presentes os presidentes Igor Oliveira Santos do Galvez Esporte Clube e Paulo Roberto Silva dos Santos da Associação Desportiva Senador Guiomard, e do Vice-presidente Lucas Silva de Almeida do São Francisco Futebol Clube. Ausentes justificadamente o Rio Branco Football Club e Sport Clube Humaitá.
O presidente do TJD, Marco Mourão, igualmente realizou a abertura da reunião, respondeu algumas dúvidas do presidente Paulo do ADESG e do vice-presidente Lucas do São Francisco quanto aos julgamentos realizados em 2024 pela Comissão Disciplinar e pelo Pleno do Tribunal, em especial esclareceu o procedimento para a dosimetria da pena. Apresentou os informes dos processos julgados em 2024 e do planejamento para 2025, informando que a realização da sessão de julgamento no corrente ano ocorrerá durante a competição e no mesmo formato da competição de 2024. Reforçou, por fim, que o clube apresente a defesa para evitar o julgamento apenas com a tese acusatória. Parabenizou o presidente Igor do Galvez pela constante presença nos julgamentos do clube em 2024, possibilitando algumas absolvições e ao final de sua fala deixou a reunião para que a procuradoria e os representantes dos clubes pudessem dialogar.
Os Procuradores Desportivos Ed Duarte e Mário Paiva apresentaram um resumo dos trabalhos da procuradoria no ano de 2024 e o planejamento para 2025, externando a função legal da procuradoria no cumprimento da legislação desportiva, em especial a observância do regulamento da competição e do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, ao mesmo tempo em que permitiram as observações dos representantes dos clubes.
O Tribunal de Justiça Desportiva e a Procuradoria Desportiva agradecem o comparecimento dos membros da Comissão de Arbitragem e dos clubes presentes, entendendo que esse contato antes do início da competição busca aproximar as partes, trazendo o engrandecimento do futebol acreano.
O Tribunal de Justiça Desportiva e a Procuradoria Desportiva reafirmam o compromisso com o zelo as normas legais em vigor e suas aplicações, em especial os princípios da educação e da segurança existentes no artigo 2º da Lei Geral do Esporte.