Antônio Aquino Lopes vê evolução no "índice técnico" do Acreano e prevê 6 clubes na Segunda Divisão

Antônio Aquino Lopes vê evolução no "índice técnico" do Acreano e prevê 6 clubes na Segunda Divisão

Compartilhe:

Presidente da FFAC prestigia decisão do estadual e considera que competição foi bem disputada e atraiu torcedor. Ele projeta Segundona com cinco rebaixados e Santa Cruz-AC no 2º semestre

Por Kelton Pinho — Rio Branco, AC

31/03/2025 09h32 Atualizado há 2 horas

O Campeonato Acreano chegou ao fim com o segundo título consecutivo conquistado pelo Independência, após vencer o Galvez na decisão por 3 a 1, nesse sábado (29), na Arena da Floresta, em Rio Branco, com presença de mais de 1,4 mil torcedores pagantes.

Antônio Aquino Lopes, presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC) — Foto: Reprodução/Land Sports TV

Antônio Aquino Lopes, presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC) — Foto: Reprodução/Land Sports TV

O presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Antônio Aquino Lopes, que prestigiou a final, avaliou positivamente a edição desta temporada, considerando que houve melhora do nível técnico da competição por conta da forma de disputada, que retornou a ter semifinais após cinco anos.

– Foi um campeonato muito bom, bem disputado, onde os jogos conseguiram atrair o torcedor, o torcedor frequentou, a final foi muito boa também, de forma que eu entendo que a forma de disputa fez com que os clubes melhorassem o índice técnico e trouxessem o torcedor – disse o dirigente em entrevista ao ge.

 

Atlético-AC e Andirá foram rebaixados para Segunda Divisão do Campeonato Acreano em 2024 — Foto: Arquivo pessoal/Jhon Lennon

Atlético-AC e Andirá foram rebaixados para Segunda Divisão do Campeonato Acreano em 2024 — Foto: Arquivo pessoal/Jhon Lennon

Após sete temporadas, a Segunda Divisão voltará a ser disputada. A competição tem previsão para começar em agosto, conforme o calendário da FFAC.

Segundo Antônio Aquino Lopes, a projeção é que seis clubes disputem o acesso: Atlético-AC, Andirá, Náuas, Plácido de Castro, São Francisco, rebaixados em 2024 e 2025, e o Santa Cruz-AC, que deve estrear no futebol profissional.

– Nós vamos partir agora trabalhar para começar em julho, possivelmente, vamos consultar os que vão participar, os que não vão, para poder darmos início então no sistema de disputa. A expectativa é de ser os três do ano passado mais os dois desse ano e o Santa Cruz, que está confirmando.

De acordo com a FFAC, o rebaixamento em 2025 dependerá da quantidade de times na segunda divisão. Caso seja com seis times ou mais, serão duas vagas para o acesso - e dois rebaixados na elite. Caso tenha cinco times ou menos, apenas uma equipe sobe de divisão e uma será rebaixada na primeira.

Independência campeão do Acreano da 2ª divisão 2018 — Foto: Diego Torres

Independência campeão do Acreano da 2ª divisão 2018 — Foto: Diego Torres

A última edição da Série B do estadual ocorreu em 2018, quando o Independência superou o Náuas, faturou o título e conseguiu o acesso.

 

Fonte: ge.globo.com/ac/futebol/campeonato-acreano/noticia/2025/03/31/antonio-aquino-lopes-ve-evolucao-no-indice-tecnico-do-acreano-e-preve-6-clubes-na-segunda-divisao.ghtml

Tarumã e Galvez fazem um duelo de líderes no Carlos Zamith
Tarumã e Galvez fazem neste sábado, 3, no estádio Carlos Zamith, em Manaus, no Amazonas, um duelo de líderes no grupo A1 do Campeonato Brasileiro Feminino A3. A...
CBF divulga tabela detalhada da 1ª fase da Copa Betano do Brasil
09/02/2024 às 21:37 | Assessoria CBFDiretoria de competições anunciou as datas, os horários e os locais das partidas; competição começa no dia 20 com três jogos...