No Acre, inauguração do Legado da Copa está prevista para janeiro de 2025, anuncia presidente da FFAC
Antônio Aquino Lopes diz que obra do Legado da Copa será inaugurada no dia 25 de janeiro de 2025. Dirigente diz que licitação está pronta e que falta apenas empresa iniciar a construção
Por Redação do ge — Rio Branco, AC
09/05/2024 14h40 Atualizado há 2 horas
O Centro de Desenvolvimento de Futebol que será construído ao lado do estádio Florestão, em Rio Branco, está programado para ser inaugurado no dia 25 de janeiro de 2025, segundo o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Antônio Aquino Lopes.
Presidente da Federação de Futebol do Acre fala sobre premiação de melhores do Acreano
A declaração do dirigente, que é um dos vice-presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ocorreu em entrevista à Rede Amazônica Acre, nessa terça-feira (7), durante a cerimônia de premiação dos melhores do Campeonato Acreano.
– Esse Legado da Copa é todo gerido pela CBF. Eu trabalho só na logística e na parte de apoio. Já está programado para inauguração no dia 25 de janeiro, se Deus quiser. A CBF já está com a licitação pronta, falta só a empresa que vai tocar a obra começar – disse.
Por causa do atraso na emissão do alvará para construção, que foi emitido há cerca de uma semana após mais de dois anos de espera, a empresa que havia vencido a licitação desistiu do serviço.
Maquete do Centro de Desenvolvimento de Futebol que será construído no Acre — Foto: Kelton Pinho
Segundo o dirigente da FFAC, outra empresa que também participou da licitação, vai fazer a obra.
– Já estamos em posse do alvará, durou muito tempo, foi uma luta difícil, nos atrasou porque isso já era para estar pronto, mas graças a Deus está resolvido e vamos pra frente. O futebol precisa de campos – afirma.
+ Legado da Copa: após mais de dois anos, CBF consegue alvará de licença para começar obra no Acre
No Acre, o Centro de Desenvolvimento do Futebol irá contar com campo de grama sintética, arquibancadas, vestiários e estacionamento, por exemplo. O valor do investimento no Acre não foi divulgado pelo dirigente da FFAC.
Legado da Copa
Como promessa de legado da Copa, a Fifa se comprometeu a destinar US$ 100 milhões para o desenvolvimento do futebol no Brasil. A maior parte seria para a construção de centros em 15 estados que não sediaram o Mundial de 2014.
O dinheiro ficou por anos parado por causa dos escândalos de corrupção envolvendo autoridades da Fifa e os ex-presidentes da CBF José Maria Marín e Marco Polo Del Nero. Houve em 2019 a assinatura de contrato para retomar o investimento, mas ele só ganhou tração recentemente. A pandemia de Covid também atrapalhou.